CICHLA TEMENSIS
Nome científico: Cichla temensis

O oceano é o único ecossistema com a diversidade de peixes comparável com a bacia Amazônica. Especialistas de vários países são unânimes em qualificar a Amazônia, como importante destino de interesse da pesca esportiva, principalmente em busca dos grandes TUCUNARÉS AMAZÔNICOS, considerados pela mídia especializada como: 

 

"O PEIXE MAIS ESPORTIVO DO MUNDO"

                  Seu comportamento violento, de total voracidade, o caracteriza na única espécie de água doce, a perseguir sua presa até a captura. Quase todos os outros peixes predadores desistem após a primeira ou segunda tentativa malsucedida. Por apresentar, um impressionante poder de ataque e esportividade de pesca, que abrem garatéias, arrebenta linhas e iscas artificiais, convertem a Amazônia, num dos principais destinos de interesse de pesca esportiva, atraindo ávidos pescadores de todas as partes do mundo.

 CICHLA TEMENSIS: Espécie natural da Colômbia, Venezuela, Brasil. Bacia Hidrográfica da Amazônia, nos rios: Negro, Orinoco, Madeira e Branco, com populações limitadas em vários rios que drenam para o rio Solimões e Amazonas. O maior membro do gênero tucunaré, com seu comportamento violento e impressionante poder de explosão, o caracteriza na atração principal para a Amazônia. Este predador de nível superior é considerado por muitos como o peixe esportivo de água doce, mais potente do mundo. 


 Popularmente chamados de “TUCUNARÉ AÇÚ” e “TUCUNARÉ PACA”, embora possam parecer diferentes, onde o “TUCUNARÉ PACA” se apresente numa forma mais hidrodinâmica, com um padrão de cor mais escura, quando comparado com o “TUCUNARÉ AÇÚ”, segundo estudos biológicos, nada indica que sejam duas espécies distintas. Como cor não é padrão relevante de definição de espécie, as características que melhor definem este exemplar é a presença de um conjunto de manchas escuras no opérculo, com três barras verticais distintas, que ultrapassa a linha lateral e estende até quase no abdômen e a presença de pequenas manchas pontilhadas coloridas na horizontal, que no “TUCUNARÉ PACA” aparecem de maneira mais evidenciada, mas que ainda continuam a pertencer à mesma espécie CICHLA TEMENSIS.

 Quando estão em fase de acasalamento, apresentam uma protuberância evidente na região acima da cabeça, devido ás mudanças das gônadas amadurecidas durante todo este ciclo, e tornando-se mais pesado com corpo mais robusto. Encontrado somente na Região Amazônica, o TUCUNARÉ AÇÚ (Cichla temensis) é o maior representante da família, ultrapassa 12 quilos de peso e 1,20 m de comprimento. 

+55 (11) 2567-6801
+55 (11) 99945-7300
+55 (11) 99716-2352
Ou entre em contato via: amazonsportfishing E-MAIL: reservas@asf.tur.br